Informação Oficial

Constituição

A FCiências.ID foi instituída por escritura pública, em 9 de janeiro de 2017.

Estatutos

Estatutos da FCiências.ID - V2 (aprovados na AG, 18-12-2020) - em publicação

Estatutos da FCiências.ID - V1 (escritura de 16 de Março de 2017, aprovados pelo Ministério Público)

Código de Conduta

Código de Conduta (V1.2, de 29 de julho de 2020)

Provedor: Professora Maria Manuela Rocha (jubilada) (codigoconduta@fciencias-id.pt) [AQUI]

Descrição

A FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos constituída por:

A FCiências.ID tem por objeto realizar, apoiar, potenciar e fomentar actividades de investigação, de desenvolvimento e de prestação de serviços dos seus Associados, nomeadamente na execução e gestão de instituições e projectos de I&D e na dinamização de iniciativas que criem condições ou facilitem a promoção ou construção de actividades de elevada intensidade científica, tecnológica, de engenharia, de inovação, de divulgação, de transferência de conhecimento e de formação, irrepreensíveis do ponto de vista legal, ético e moral.

Os principais clientes da FCiências.ID são os seus associados e as respectivas unidades ou projectos de investigação, bem como outras entidades do SCTN. Destacam-se, em particular, as unidades de I&D associadas à FCUL, que também integram investigadores de diversas instituições do ensino superior e institutos nacionais.

A FCiências.ID assegura contratualmente as funções de gestão financeira e administrativa de contratos de investigação das suas unidades de investigação e investigadores. A atividade de investigação é assegurada pelos investigadores ou por pessoal especialmente contratado para execução das atividades de I&D. Muitas das atividades de I&D são realizadas em contexto internacional e beneficiam de financiamentos nacionais ou internacionais.

A FCiências.ID gere atualmente mais de 300 contratos de I&D e é a entidade responsável pela gestão de cerca de 20 unidades de investigação nos domínios da Matemática, Estatística e Investigação Operacional, Física, Química e Bioquímica, Geologia e Geofísica, Espaço e Astronomia, Biologia, Energia e Ambiente, Ciências da Computação e Informática, Ciências da Educação e História e Filosofia das Ciências.

A FCiências.ID é sujeito passivo de IVA, segue o Código de Contratos Públicos e solicitou em outubro de 2020 o estatuto de utilidade pública (em análise na Presidência do Conselho de Ministros).