Informação Oficial

Constituição

A FCiências.ID foi instituída por escritura pública, em 9 de janeiro de 2017.

Estatutos

Estatutos da FCiências.ID - V2 versão vigente compilada 

Estatutos da FCiências.ID - V2 (Alterações Certificadas, AG 18-12-2020) 

Estatutos da FCiências.ID - V1 (escritura de 16 de Março de 2017, aprovados pelo Ministério Público)

Utilidade Pública

O estatuto de utilidade pública foi concedido através do Despacho 447/2022, de 13-1-2020.

Código de Conduta

Código de Conduta (V1.2, de 29 de julho de 2020)

Provedor: Professora Maria Manuela Rocha (jubilada) (codigoconduta@fciencias-id.pt) [AQUI]

Descrição

A FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, com o estatuto de utilidade pública, constituída por:

A FCiências.ID tem por objeto realizar, apoiar, potenciar e fomentar actividades de investigação, de desenvolvimento e de prestação de serviços dos seus Associados, nomeadamente na execução e gestão de instituições e projectos de I&D e na dinamização de iniciativas que criem condições ou facilitem a promoção ou construção de actividades de elevada intensidade científica, tecnológica, de engenharia, de inovação, de divulgação, de transferência de conhecimento e de formação, irrepreensíveis do ponto de vista legal, ético e moral.

Os principais clientes da FCiências.ID são os seus associados e as respectivas unidades ou projectos de investigação, bem como outras entidades do SCTN. Destacam-se, em particular, as unidades de I&D associadas à FCUL, que também integram investigadores de diversas instituições do ensino superior e institutos nacionais.

A FCiências.ID assegura contratualmente as funções de gestão financeira e administrativa de contratos de investigação das suas unidades de investigação e investigadores. A atividade de investigação é assegurada pelos investigadores ou por pessoal especialmente contratado para execução das atividades de I&D. Muitas das atividades de I&D são realizadas em contexto internacional e beneficiam de financiamentos nacionais ou internacionais.

A FCiências.ID gere atualmente mais de 300 contratos de I&D e é a entidade responsável pela gestão de cerca de 20 unidades de investigação nos domínios da Matemática, Estatística e Investigação Operacional, Física, Química e Bioquímica, Geologia e Geofísica, Espaço e Astronomia, Biologia, Energia e Ambiente, Ciências da Computação e Informática, Ciências da Educação e História e Filosofia das Ciências.

A FCiências.ID é sujeito passivo de IVA e segue o Código de Contratos Públicos.

NOTA: Muitas das funções asseguradas pela FCiências.ID foram no passado executadas pela (já extinta) Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FFCUL). Para efeitos de eventual informação, deve ser contactada a Direcção da FCUL.